A Black Friday acontece no dia 24 de novembro e as marcas já se preparam para essa importante data do varejo mundial. E com o mercado de cartões presente, um segmento que está em expansão global e que cresce cada vez mais no país, não seria diferente.
A Todo Incomm tem projeções animadoras: um crescimento de 17% nas vendas de cartões-presente em lojas físicas para este ano, se comparado a 2022. Já para o e-commerce, os números são ainda mais otimistas: um aumento de 143% nas vendas em relação ao ano anterior.
Entre as razões por trás dessa projeção positiva, está o aumento na demanda por compras online, mesmo com a reabertura total da economia na chamada “pós-pandemia”. Segundo uma pesquisa feita recentemente pela NZN Intelligence, as compras online são preferidas por 64% dos entrevistados, enquanto 36% escolhem adquirir produtos nas lojas físicas, demonstrando não apenas um maior acesso à internet, mas também uma mudança significativa no comportamento de consumo.
Para incentivar ainda esse novo momento do consumidor, na Black Friday, os varejistas devem investir em ações promocionais de carga extra como fizeram ZZMall e Applebees no Dia dos Pais, Coco Bambu e Cinesystem no Dia do Cliente e Bacio Di Latte, no Dia do Sorvete.
Por conta dessa flexibilidade e comodidade na hora de comprar, a cultura de consumo de gift cards segue crescendo, principalmente em países como os Estados Unidos, onde as maiores redes já utilizam esse sistema. No Brasil, o mercado de cartões-presente existe há alguns anos, mas foi a partir de 2015 que ganhou mais espaço, sendo adotado em larga escala com uma tecnologia que prioriza a experiência do cliente, o foco no mobile e a omnicanalidade. De acordo com a última Global Gift Card Survey, a indústria de cartões-presente deve movimentar por aqui cerca de 689 milhões de dólares até 2026.
Segundo O Futuro do Presente, guia sobre o impacto do ato de presentear e dos gifts cards para o varejo desenvolvido pela Todo Incomm, 71,4% dos participantes que responderam a pesquisa optaram pelo cartão-presente por conta da liberdade de escolha. Além disso, 83,3% declararam que a pessoa presenteada gostou muito de receber um cartão-presente, pela autonomia na escolha.
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