Em menos de 2 anos, as Inteligências Artificiais baseadas em grandes modelos de linguagem (LLM) evoluíram de curiosidades tecnológicas para ferramentas úteis comercialmente.
Uma prova dessa velocidade é o sucesso do Mistral AI que, em menos de um ano, destacou-se no mercado com uma abordagem única e inovadora, podendo bater de frente com o ChatGPT com facilidade.
Se você quer entender mais sobre a tecnologia e como ela pode ser útil na produção de conteúdo do seu negócio, confira todas as informações sobre Mistral AI neste artigo. Continue lendo!
Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo
O que é a Mistral AI?
A Mistral AI é uma Inteligência Artificial de modelo generativo de linguagem, similar ao funcionamento do ChatGPT, mas com o diferencial de ter seu código aberto.
Baseado na arquitetura GPT-4, é capaz de utilizar grandes fontes de dados para interpretar, processar e responder a prompts do usuário.
A empresa foi fundada em 2023 com especialistas na tecnologia, incluindo pesquisadores da Meta e DeepMind. Mostrou um potencial tão grande que já no início de suas atividades aportou mais de US$100 milhões em investimentos.
Modelos e ofertas de produtos
Por ser uma plataforma de código aberto, a Mistral AI oferece liberdade para que desenvolvedores e empresas se beneficiem de seu poder da maneira mais conveniente.
A Mistral AI pode ser usada como uma ferramenta diretamente na plataforma da empresa, tanto com sua API endpoint quanto incorporada em sites ou aplicações.
Caso a empresa queira utilizar a estrutura Mistral para criar uma IA generativa do zero, pode baixar seus dois modelos atuais sob licença Apache 2.0. Veja quais são.
Mistral 7B
É o modelo básico Mistral, focado na eficiência e facilidade de implementação. Possui suporte apenas para inglês e 8k de context window.
Mistral 8X7B
Modelo nomeado pela empresa como Mixture-of-Experts, é a versão mais completa da IA. Com 32k de context window, tem suporte a múltiplos idiomas apresenta maior poder de customização do que o 7B.
Quais as diferenças da Mistral AI e OpenAI?
A Inteligência Artificial Mistral utiliza a mesma arquitetura do ChatGPT desenvolvido pela OpenAI, mas a principal diferença entre as duas soluções está na abordagem do uso da tecnologia.
A Mistral AI ganhou tanto destaque logo de cara por oferecer uma plataforma de código aberto a quem quiser utilizar o modelo de linguagem com sua própria base de dados.
Dessa forma, empresas podem construir, utilizar e até monetizar suas próprias IAs generativas de acordo com suas necessidades e objetivos de mercado.
O resultado disso é controle e transparência. Por ser uma ferramenta aberta, profissionais de TI conseguem compreender o processo de análise de dados complexos da coleta, passando pelo recebimento do input até a entrega do resultado.
O reflexo disso é o uso mais adequado em estratégias de Marketing, sendo possível fazer ajustes finos para que a interação humano-máquina esteja sempre em evolução. É sobre isso que falaremos a seguir.
Como o código aberto de IA supera em desempenho?
A proposta de um modelo de linguagem open source é um divisor de águas na evolução da Inteligência Artificial aplicada ao mercado.
Assim como muitas outras tecnologias, a abertura do código ao público potencializa e acelera seu desenvolvimento.
Podemos fazer uma análise disso em dois escopos, começando com uma empresa para então passarmos à tecnologia no geral.
Por ter essa abordagem livre, o Mistral AI permite que qualquer TI tenha o poder de LLM em suas mãos. O acesso ao código permite estudar, implementar e aplicar Inteligência Artificial de uma maneira que faça sentido e otimize os resultados de cada negócio.
Ela pode se tornar uma ferramenta interna de análise e gestão de dados, como também um canal de comunicação com o público e Marketing por meio de chatbot personalizado e planejamento de conteúdo.
E se centenas, milhares de empresas estão fazendo isso ao redor do mundo, o resultado se torna um desenvolvimento mais rápido da própria tecnologia.
Abertura gera compartilhamento, e compartilhamento gera conhecimento. A Mistral, por ser aberta, resulta na geração de documentação abrangente e completa, além do aprimoramento do próprio código em tempo menor se comparado a uma versão proprietária como OpenAI.
Se isso vai significar uma tecnologia mais democrática e transparente no futuro, só o tempo dirá. Mas o que não falta é exemplo de plataformas abertas que transformaram o mundo nas últimas décadas.
Como testar o novo modelo da Mistral AI, o Mixtral-8x7B?
Se você quer conhecer mais sobre a Mistral AI, pode acessar o site da empresa. Mas não é a única forma de testar o modelo 8X7B.
Atualmente existem modelos de linguagem generativos que já utilizam a estrutura da Mistral como base para interação com humanos.
Alguns exemplos são:
Todas as 3 utilizam a API do modelo 8X7B, consideradas o que é chamado de Mistral-Medium. Cada uma delas foca em um uso diferente da tecnologia, desde a análise de dados empresariais à geração de conteúdo.
É possível produzir conteúdo com Mistral AI?
Assim como outras Inteligências Artificiais generativas, a Mistral AI surge como potencial ferramenta de suporte a empresas que buscam produzir conteúdo para campanhas de Marketing Digital.
Embora não seja recomendada a produção final de conteúdo por IA — devido questões de confiabilidade de informações e esvaziamento de conexão produto-público — é possível sim utilizar a Mistral para agilizar estratégias.
Veja alguns exemplos de uso de modelos de linguagem na elaboração de conteúdo:
- brainstorming de temas;
- elaboração de pautas;
- processamento de informações a partir de fontes confiáveis;
- estruturação de calendário de publicação;
- compilação e segmentação de referências, etc.
Com a aplicação objetiva da Inteligência Artificial na base do planejamento, seu Marketing de Conteúdo pode ser potencializado tanto em relevância quanto em volume.
Para quem sabe trabalhar com tecnologia como apoio estratégico e produtivo, soluções como a Mistral AI são uma oportunidade de mercado. Utilize o que aprendeu neste artigo para começar a pensar nas possibilidades comerciais que ela pode trazer.
E que tal usar Inteligência Artificial para colocar seu negócio em contato com os melhores talentos na produção de conteúdo no mercado? Conheça a plataforma WriterAccess e teste gratuitamente por 14 dias!