Excesso de estímulos, desumanização da relação entre marcas e consumidores, desvalorização das habilidades socioemocionais no mercado de trabalho. Estes são alguns dos principais desafios a serem vencidos pelo Marketing moderno, que cada vez mais, se apoia no avanço do aparato tecnológico em nome de objetivos importantes para a competitividade empresarial.
Considerando estas preocupações, em especial, a que diz respeito ao campo socioemocional das relações humanas, o Boticário fez do tópico a essência de sua campanha de Natal “Seja Um Amor Presente”. O objetivo da ação é mostrar que nenhum presente é maior do que estar com quem se ama, além de inspirar e incentivar o diálogo sobre a presença ativa nos vínculos humanos.
Com conceito idealizado pela AlmapBBDO, o filme retrata, de forma metafórica, a presença e a ausência nas relações interpessoais, explorando os diversos estímulos que impactam a percepção e que geram o distanciamento entre pessoas queridas – a partir de diferentes formatos de relações afetivas, amorosas, familiares e até mesmo profissionais.
O vídeo, embalado pela trilha de “I’ll Be There”, do grupo Jackson 5, exibe a mudança de comportamento dos personagens, que passam a experimentar a presença genuína na rotina. O lançamento oficial, em TV aberta e em todas as redes do Boticário, aconteceu ontem (27), durante o intervalo da novela Terra e Paixão, veiculada na Rede Globo.
Adicionalmente, a campanha conta com uma estratégia de comunicação 360° robusta, ativações nas redes sociais destinadas a provocar o público à reflexão sobre o tema e ações natalinas nas três lojas-conceito da marca, localizadas em São Paulo e Curitiba, que ganharam decorações especiais. Assinadas pelo Artista Mauro Martins.
Sobre o tom da campanha, Bruna Buás, diretora de Comunicação do Boticário, explica que sentimento de ausência, mesmo estando fisicamente presente, é uma das grandes tensões da sociedade atual. Por isso, a empresa buscou um tom muito emocional para gerar identificação e conversa na maior data de seu calendário, provocando uma reflexão sobre a presença como o melhor presente para o Natal.
Leia também: IA predomina em estratégias de Marketing para Black Friday, Cyber Monday e Natal