O nível de escolaridade dos empreendedores brasileiros é o mais baixo, com a maioria possuindo somente o Ensino Médio Completo, enquanto no Chile, Argentina, México e Uruguai o nível de instrução é universitário. A Colômbia é o país que possui o maior grau de escolaridade, com grande parte dos empreendedores com graduação e pós-graduação completos, segundo dados da pesquisa realizada pela Consultoria Palco e encomendada pela Academia de Tiktokers sobre o perfil de uso das redes sociais (Facebook, Youtube, Instagram e TikTok) na América Latina.
O estudo também identificou que Brasil, Chile e Argentina também abrem mais negócios na área do varejo. Já Peru, México e Colômbia possuem maior atuação na área de turismo. Por fim, o Uruguai se destaca na área de tecnologia, que por sua vez compartilha destaque com a Colômbia que também possui grande número de negócios na área. Esses perfis de negócios foram registrados a partir do número de empreendedores do país, e o percentual que ela ocupa em relação ao total da população.
Assim a Argentina possui 2.847.020 pessoas que empreendem o que representa 20,5% da população, Brasil com 23.532.356 (29,8%) e México com 17.981.400 (30,9%) são os três países com uma porcentagem menor e que ficam por último no ranking. Em seguida vem o Chile com 5.548.800 (44,4%) e os dois primeiros países com maior porcentagem empreendedora, que são, Uruguai com 1.011.500 (56,5%) e Colômbia com 15.441.300 (56,7%).
Foram analisados também o uso das redes sociais em cada país, assim, Brasil, Colômbia e Peru são os países em que a população passa mais tempo utilizando as redes sociais, seguido do México, Argentina, Uruguai e Chile. No Instagram o México apresenta uma população conectada entre três e quatro horas por dia e 50 minutos no TikTok.
Analfabetismo digital
Os dados presentes no estudo também analisaram os níveis de analfabetismo digital na América Latina. O Brasil lidera esse ranking com 46% da população que acessa as redes sociais, seguida da Argentina e Colômbia (40%), México (34%), Peru (32,10%). Chile (19%) e Uruguai (12%) apresentam os menores índices de analfabetismo digital e os maiores percentual da população usuária de redes.
Leia também: 70% dos anunciantes da América Latina estão satisfeitos com o campanhas de Retail Media