No universo do Marketing, o velho ditado “quem é rei nunca perde a majestade” adquire sentidos bastante únicos. No caso dos canais de divulgação escolhidos por grandes marcas de varejo para a Black Friday, por exemplo, a “rainha” televisão registra bons números ano após ano.
O número de anúncios relacionados à data na TV aberta cresceu 14,7% de 2021 para 2022, levando em conta as inserções dos 15 dias que antecederam o evento em ambos os anos, aponta um estudo recém-divulgado pela Tunad. Para a Black Friday deste ano, projeta-se uma continuidade dessa tendência com um crescimento estimado de 10% nas inserções em relação ao mesmo período de 2022.
O estudo aponta, também, que em 2022, a Shopee foi a marca que mais fez anúncios relacionados à Black Friday na TV aberta, atingindo um índice de participação de 16%. Outras marcas de varejo online, como Mercado Livre e Amazon, também estiveram fortemente representadas nos últimos dois anos em termos de inserções publicitárias relacionadas à data.
Em 2021, a Amazon foi responsável por 12% das inserções, elevando essa cifra para 14% em 2022. Por sua vez, o Mercado Livre aumentou sua participação de 7% em 2021 para 8% em 2022.
Em termos de “Uplifts” – aumento nas buscas por uma marca no Google – o Mercado Livre se destacou em 2022. No contexto de inserções publicitárias nas emissoras de TV Aberta de São Paulo, a companhia apresentou uma média de 261 buscas extras por inserção, seguida pela Shopee, com 195, e Amazon, com 140.
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